A direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Palotina divulgou em suas redes sociais uma arte com fotos de várias mulheres fazendo um sinal específico com a mão. A publicação tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre um gesto silencioso reconhecido internacionalmente como pedido de ajuda em situações de violência contra a mulher.
Segundo o texto que acompanha a campanha, o sinal representa uma forma discreta de comunicação. “Caso você seja a vítima, é um pedido de ajuda, e caso identifique alguém fazendo o sinal, significa que essa pessoa está pedindo socorro”, explica a publicação.
A OAB de Palotina reforça ainda a importância do serviço de utilidade pública ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, que funciona gratuitamente 24 horas por dia, todos os dias da semana. O canal oferece orientação, acolhimento e encaminhamento em casos de violência contra as mulheres. Com a iniciativa, a OAB Palotina busca ampliar a rede de proteção, incentivando a sociedade a identificar sinais de violência e apoiar vítimas que muitas vezes não conseguem pedir ajuda de forma verbal.
Comentários: