Um novo levantamento do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), que avalia a qualidade de vida nos municípios paranaenses, revelou que sete das dez melhores cidades do Estado têm menos de 50 mil habitantes. O destaque fica para Palotina, que conquistou o 2º lugar geral, atrás apenas de Curitiba.
O IPDM, semelhante ao IDH, mede indicadores de renda, educação e saúde. Na série mais recente, com ano-base de 2022, 317 dos 399 municípios paranaenses — mais de 79% — atingiram desempenho médio a alto, com notas acima de 0,60 em uma escala que vai até 1.
O ranking das dez primeiras coloca Curitiba na liderança, seguida por Palotina. Logo depois aparecem Quatro Pontes, Cafelândia, Toledo, Maringá, Dois Vizinhos, Mandaguari, Carambeí e Ubiratã.
O fato de cidades menores como Palotina, Quatro Pontes, Cafelândia, Dois Vizinhos, Mandaguari, Carambeí e Ubiratã estarem entre as melhores posições destaca o impacto positivo que boa gestão, investimentos em serviços públicos e eficiência administrativa exercem sobre a qualidade de vida da população, independentemente do tamanho do município.
FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários: