Alunos do 3º Ano do Colégio Terra do Saber, orientados pelas professoras Sirlei Savegnago e Franciele Oliveira, participaram de um projeto de conscientização no trânsito em 2025, que teve sua conclusão agora em setembro, mês em que se comemora a Semana Nacional do Trânsito.
O projeto intitulado “Palotina em Movimento: Estatísticas e Educação para Salvar Vidas”, trabalhou com alunos a educação e conscientização. Entre os principais problemas identificados, está a elevada taxa de acidentes e a recorrente desobediência às leis de trânsito, evidenciada pelo comportamento negligente de motoristas, pedestres e ciclistas.
Para fundamentar as ações, foi realizado o levantamento e a análise estatística dos dados dos últimos cinco anos sobre acidentes de trânsito no município, possibilitando compreender padrões, causas recorrentes e pontos críticos. Essa abordagem, baseada em evidências, busca fortalecer o papel de cada cidadão na construção de soluções para a cidade.
Entre as atividades práticas, foram realizadas blitz educativa, um momento de conscientização em frente ao colégio e, em parceria com a Polícia Militar, uma mobilização nas avenidas próximas para sensibilizar motoristas e pedestres.
Resultado – Como ação concreta, foi protocolada junto à Prefeitura a solicitação de instalação de uma faixa elevada na Avenida Presidente Kennedy, com o objetivo de aumentar a segurança e estimular o respeito à faixa de pedestres. Os resultados esperados incluem a mudança positiva no comportamento dos cidadãos, maior adesão ao uso de equipamentos de segurança, respeito à sinalização e, a longo prazo, redução dos índices de acidentes no município. Os objetivos são promover a conscientização dos usuários das vias, desenvolver hábitos responsáveis e contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e humano.

Comentários: