Palotina terá em breve um novo colégio estadual com capacidade para atender 1.200 alunos. O Colégio Domingos Francisco Zardo está em construção e deve ser entregue no início do ano letivo de 2026. O investimento é de R$ 27 milhões em uma estrutura moderna de 5 mil metros quadrados, que contará com 14 salas de aula, quatro laboratórios, ginásio de esportes, refeitório, cozinha e espaços voltados para o ensino em tempo integral, beneficiando até 700 estudantes nesta modalidade.
Em contato com a reportagem do Megazine News, o ex-prefeito Luiz Ernesto de Giacometti destacou que as articulações para a construção do novo Colégio Zardo teve inicio ainda em 2022 e que a licitação ocorreu no início de 2024. Inicialmente planejada para receber 400 alunos, a unidade teve sua capacidade ampliada após a confirmação da construção de mil novas casas em Palotina. Devido a isso, as obras só tiveram inicio em fevereiro de 2025.
Segundo Luiz Ernesto, essa conquista só foi possível graças à articulação junto ao governo do Estado, com o apoio do então diretor da Secretaria de Estado da Educação, Elisandro Pires Frigo, e do ex-deputado estadual Marcel Micheletto. O ex-prefeito também ressaltou o empenho do diretor do Colégio Zardo, professor Ademir de Carli, que sempre defendeu a necessidade de ampliação.
A presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, esteve no mês de abril em Palotina e destacou a rapidez do projeto, construído com metodologia moderna e industrializada, que garante agilidade na execução. “Estamos felizes em entregar essa escola para os alunos, com a certeza de que terão uma das estruturas mais modernas do Paraná, garantindo aprendizado de qualidade e mais oportunidades para todos”, afirmou.
Comentários: