CULTURA FM 90.1

(44) 3649-5266

Palotina

Palotina avança em projeto para implantação de parque urbano na área da antiga AFITRA

Palotina avança em projeto para implantação de parque urbano na área da antiga AFITRA

Palotina avança em projeto para implantação de parque urbano na área da antiga AFITRA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Palotina deu mais um passo importante rumo à criação de um parque urbano voltado à preservação ambiental e ao lazer da comunidade. Em outubro de 2025, representantes do município estiveram em Curitiba, onde foram recebidos pelo secretário estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, para dar início ao projeto de implantação do novo espaço.

A comitiva de Palotina foi composta pela vice-prefeita Judith Sendtko e pelos secretários Rodrigo Fortuoso (Planejamento) e Claudia Brunetto Sato (Obras), que apresentaram o conceito do projeto ao secretário estadual. Durante a reunião, Greca já esboçou o anteprojeto do parque, demonstrando apoio à iniciativa municipal.

O encontro ocorre em sintonia com a aprovação, pela Câmara de Vereadores de Palotina, na segunda-feira (20/10/2025), dos projetos que autorizam a Prefeitura a adquirir a área da antiga AFITRA. A decisão também envolveu alterações no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), viabilizando o investimento na estrutura.

A proposta foi apresentada em agosto pelo prefeito Rodrigo Ribeiro, que destacou o caráter ambiental, social e estratégico da área. O espaço conta com nascentes, remanescentes florestais e amplas áreas abertas, o que o torna ideal para a criação de um parque urbano que una preservação ambiental, lazer e bem-estar para a população.

Os recursos para a aquisição do imóvel são provenientes da indenização da Sanepar ao município, conforme decisão da AGEPAR, e devem ser aplicados exclusivamente em projetos ambientais. A gestão desses valores será feita pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente, com o aval do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que emitiu parecer favorável à compra.

Além da destinação ambiental e de lazer, a área também abrigará setores da administração municipal, otimizando o uso dos espaços públicos.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:
João de barro

Publicado por:

João de barro

Veja também

Olá! Seja bem-vindo a Cultura FM 90.1!