CULTURA FM 90.1

(44) 3649-5266

Política

Dilceu Sperafico destaca importância de MP que cria Licenciamento Ambiental

Dilceu Sperafico destaca importância de MP que cria Licenciamento Ambiental

Dilceu Sperafico destaca importância de MP que cria Licenciamento Ambiental
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O deputado federal Dilceu Sperafico (União Progressista – PR) divulgou um vídeo em que reforça a relevância da Medida Provisória nº 1.308/2025, que institui o Licenciamento Ambiental Especial (LAE). A proposta cria um procedimento específico para atividades e empreendimentos considerados estratégicos pelo governo federal, prevendo prazos e etapas diferenciadas com o objetivo de acelerar a avaliação e a liberação dessas iniciativas.

No vídeo, Sperafico afirma que a MP é necessária para enfrentar entraves históricos na tramitação de licenciamentos no país. Ele lembrou que, na semana anterior, o Congresso derrubou mais de 50 vetos à lei do meio ambiente, mas ressaltou que ainda são necessárias ações complementares para garantir avanços práticos.

Segundo o parlamentar, o LAE pode beneficiar, por exemplo, obras de recuperação de rodovias já existentes, que hoje enfrentam longos processos para renovação de licenças. “É uma burocracia que está existindo e nós precisamos diminuir essa burocracia que vem emperrando quase todas as obras do nosso país”, afirmou.

Sperafico destacou ainda que o licenciamento ambiental tradicional não estabelece prazo limite para conclusão, o que pode estender análises por anos. A MP propõe inicialmente um prazo máximo de um ano, e o relatório em discussão poderá até reduzir esse período. Para ele, o excesso de demora inviabiliza projetos essenciais, tanto no agronegócio quanto em obras públicas.

“O maior entrave é o licenciamento ambiental, fazendo com que as obras atrasem ou não sejam concluídas ou não sejam nem feitas. Então, nós precisamos sim aprovar essa medida provisória”, defendeu o deputado. A MP segue em análise no Congresso Nacional.

FONTE/CRÉDITOS: Megazine News
Comentários:
João de barro

Publicado por:

João de barro

Veja também

Olá! Seja bem-vindo a Cultura FM 90.1!