CULTURA FM 90.1

(44) 3649-5266

Palotina

Diagnóstico nutricional avalia mais de 2,8 mil alunos da rede municipal de Palotina

Diagnóstico nutricional avalia mais de 2,8 mil alunos da rede municipal de Palotina

Diagnóstico nutricional avalia mais de 2,8 mil alunos da rede municipal de Palotina
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina realizou, em 2025, mais uma edição do Diagnóstico Nutricional dos Estudantes, uma importante ferramenta para avaliar o estado de saúde e nutrição das crianças da rede pública municipal. Neste ano, 2.836 alunos (96,57%) das turmas do Infantil 4 ao 5º ano foram avaliados, em um trabalho conjunto entre nutricionistas e professores da Educação Física e da Educação Infantil.

O diagnóstico envolve a coleta de dados como peso e altura para identificar situações de baixo peso, sobrepeso e obesidade, permitindo o planejamento de ações de intervenção e o aprimoramento do Programa de Alimentação Escolar.

Os resultados de 2025 apontam que:

  • 2,89% dos alunos estão com baixo peso;
  • 67,14% apresentam peso adequado (eutrofia);
  • 17,00% estão em sobrepeso;
  • 12,98% em obesidade.

O índice local de obesidade é superior à média nacional registrada pelo IBGE, que mostra 9,38% das crianças de 5 a 10 anos com obesidade. O dado acende um alerta sobre os riscos do excesso de peso na infância, como diabetes precoce, hipertensão arterial, problemas cardíacos, ortopédicos e emocionais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aumento dos casos de obesidade infantil está ligado ao excesso de tempo diante das telas, sedentarismo e alimentação inadequada, com alto consumo de produtos ultraprocessados.

As nutricionistas da Secretaria de Educação e CulturaDaniela Nava da Palma (CRN8 2508)Rosicler Mafacioli (CRN8 268) e Solange Piccin Breitenbach (CRN8 4719), destacam que a prevenção começa em casa, com a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis. “É fundamental reduzir o consumo de alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcares, e aumentar o consumo de alimentos naturais. O lema é simples e eficaz: ‘Desembalar menos e descascar mais’”, ressaltam.

Programa de Alimentação Escolar de Palotina segue cardápios elaborados por nutricionistas, com base em alimentos in natura e minimamente processados, garantindo refeições equilibradas, nutritivas e adequadas à faixa etária dos alunos.

Além da alimentação saudável, o diagnóstico reforça a importância da atividade física regular, do sono adequado e da redução do tempo de tela como medidas essenciais para o desenvolvimento pleno das crianças. O trabalho, realizado anualmente desde 2011, consolida Palotina como referência regional na promoção da saúde e no acompanhamento nutricional de seus estudantes, fortalecendo políticas públicas voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida na infância.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:
João de barro

Publicado por:

João de barro

Veja também

Olá! Seja bem-vindo a Cultura FM 90.1!