CULTURA FM 90.1

(44) 3649-5266

C. Vale

Abipesca defende fim de taxação sobre tilápia aos Estados Unidos

Abipesca defende fim de taxação sobre tilápia aos Estados Unidos

Abipesca defende fim de taxação sobre tilápia aos Estados Unidos
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O setor brasileiro de pescados está tentando convencer as autoridades norte-americanas a retirar a taxação de 50% sobre a carne de tilápia. Representantes do segmento se reuniram, no dia 4 de setembro, em Washington, capital dos Estados Unidos, com a Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos numa tentativa de estender a isenção tarifária aos pescados brasileiros. Diretores da Associação Brasileira da Indústria de Pescados (Abipesca) defenderam que os frutos do mar do país sejam excluídos da investigação da Seção 301 e de quaisquer medidas punitivas. A Seção 301 concede ao governo norte-americano o poder de investigar e retaliar outros países por práticas comerciais prejudiciais aos Estados Unidos.

O diretor executivo da Abipesca, Jairo Gund, sustentou que a investigação não tem relação com os pescados brasileiros e solicitou a retomada da isenção tarifária. Em 2024, o Brasil exportou mais de 30 mil toneladas de pescados ao mercado norte-americano, valor 30% maior que o do ano anterior. A tilápia respondeu por 40% desse crescimento. O Brasil já é o segundo maior fornecedor de filés frescos de tilápia para os Estados Unidos.

Jairo Gund argumentou que a parceria comercial entre os dois países significa benefícios diretos aos Estados Unidos, como a geração de empregos, preços mais competitivos ao consumidor, segurança alimentar e confiabilidade da cadeia de suprimentos.

Fenando Aguiar, outro diretor da Abipesca e gerente comercial da C.Vale, esclareceu que a atividade não tem relação com desmatamento e problemas trabalhistas. “Foi uma reunião produtiva. Temos até 10 de setembro para apresentar informações complementares e que podem esclarecer informações sobre desmatamento e trabalho forçado”, sustentou.

Para reforçar a defesa da competitividade do pescado brasileiro, a Abipesca também anunciou parceria com a National Fisheries Institute (NFI), estabelecendo escritório nos Estados Unidos para ampliar o diálogo direto com autoridades e parceiros locais.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:
João de barro

Publicado por:

João de barro

Veja também

Olá! Seja bem-vindo a Cultura FM 90.1!