Na sessão ordinária realizada na segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Palotina aprovou importantes projetos e apreciou matérias de destaque, entre elas a aquisição da área conhecida como AFITRA, um desejo antigo da população palotinense.
Foram aprovados os Projetos de Lei nº 199, 200 e 201/2025, que alteram o PPA e a LDO e abrem crédito adicional especial no valor de R$ 7.105.494,30. Os recursos, provenientes do superávit financeiro da Compensação Financeira ao Meio Ambiente, serão destinados à aquisição das chácaras urbanas 270, 271 e 272, denominadas “AFITRA”, com área total de 109.900 m², localizadas no bairro Cohapar. A aprovação representa um passo importante para que o espaço, há anos reivindicado pela comunidade, possa ser explorado como área de lazer e convivência pela população.
Durante a sessão, também foi apreciado o veto total do Executivo Municipal ao Projeto de Lei nº 062/2025, de autoria do Legislativo, que denominava a rua B, no bairro Interlagos, como Rua Professor Odércio Dressel. O veto foi mantido.
Os vereadores também analisaram o Parecer nº 177/2025 da Comissão de Justiça e Redação, referente ao Projeto de Lei nº 154/2025 do Executivo Municipal, que propõe a substituição e conversão de multas aplicadas durante o período de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
A Comissão, composta pelos vereadores Nissandra Karsten (presidente), Gilvano Borin (relator) e Valtecir Cesar Manfroi (secretário), emitiu parecer contrário, ou seja, manifestou-se pela não continuidade do projeto. No entanto, em plenário, a maioria dos vereadores votou pela rejeição do parecer, cinco votos contrários e quatro favoráveis, o que significa que o projeto continua tramitando normalmente e seguirá para análise das demais comissões permanentes da Casa.
A sessão também foi marcada pela aprovação da Moção de Aplausos nº 019/2025, de autoria da vereadora Marcia Berno e subscrita pelos vereadores Filipe Brustolin, Hederson Giacomini e Valtecir Cesar Manfroi, em homenagem à Sra. Santina de Souza, reconhecida como a primeira mulher a pisar em solo palotinense. A homenagem foi aprovada por unanimidade.
Comentários: