Decorridos 18 dos 20 meses previstos no contrato, a construção do contorno viário de Palotina (PR) está em processo de finalização. A construtora Castilho concentra a maior parte de seus 130 funcionários atuantes na obra, atualmente, em trabalhos de pavimentação, drenagem, concretagem e sinalização. Dos 15,2 quilômetros de extensão da PR 975, que será constituída pelos três trechos do contorno, 14 quilômetros de pavimentação estão concluídos. A parte mais complexa da obra, o viaduto sobre a PR 182, estava na fase de concretagem ao final de janeiro.
A planilha com os registros da evolução física da obra aponta, no geral, 91% dos trabalhos concluídos até 31 de janeiro contra 92% do cronograma original. O prazo para a entrega do novo contorno viário se esgota em 31 de março.
Quando a pavimentação asfáltica da PR 975 for completamente liberada ao trânsito, a entrada e saída de veículos pesados será agilizada entre os municípios de Toledo, Terra Roxa, Francisco Alves e Assis Chateaubriand. Por ela vão circular cargas de frango e peixe vivos, rações, soja em grão, farelo, óleo de soja, carnes e funcionários do complexo agroindustrial da C.Vale. Aproximadamente 600 caminhões, carretas e ônibus deixarão de passar por dia pela área urbana de Palotina onde provocam longas filas em sinaleiros, principalmente nos horários de troca de turnos das indústrias.
A construção do contorno viário foi retomada em 1º de agosto de 2024, depois de uma interrupção de 26 meses. A construtora Castilho foi contratada após a primeira empreiteira ter paralisado os trabalhos. O custo da obra é de R$ 170 milhões, liberados pelo governo do Paraná à C.Vale, que assumiu a contratação da construtora Castilho e a gestão dos trabalhos.
Comentários: