No encerramento do 14º mês de trabalho, o ritmo das obras do contorno viário de Palotina segue à frente do previsto no planejamento. O índice de execução alcançou 75% ao final de setembro contra 73% da meta contratual.
O trecho com os trabalhos mais avançados é o que liga Palotina a Terra Roxa, com execução em 78%. Em seguida vem o segmento que conduz a Francisco Alves, com 75% das obras concluídas. O trecho entre Palotina e Assis Chateaubriand está 67% finalizado.
Nos três trechos, o asfaltamento está bem próximo da conclusão, restando apenas 6% do total a realizar. Nos seis meses restantes do prazo previsto em contrato, os trabalhos mais complexos vão se concentrar no viaduto que está sendo erguido sobre o trevo de acesso ao complexo agroindustrial da C.Vale, na PR 182, que liga Palotina a Toledo. Para viabilizar a conclusão dos acessos ao viaduto, a rede elétrica de alta tensão será remanejada. Esse serviço começou em 28 de setembro e deverá ser executado ao longo do mês de outubro.
Agora em setembro, a construtora Castilho estava empregando 171 trabalhadores e 64 máquinas e implementos nos três trechos. A obra está orçada em quase R$ 170 milhões. O valor está sendo repassado pelo governo do Paraná à C.Vale, que assumiu a gestão da obra em agosto de 2024. A previsão da C.Vale e Castilho é entregar a obra no final de março de 2026.
O contorno viário de 15,2 quilômetros vai constituir a PR 975, facilitando o trânsito, principalmente de carga e o transporte coletivo com destino às indústrias da cooperativa. O fluxo de caminhões e ônibus vai se deslocar da área urbana de Palotina para o contorno viário, trazendo mais segurança a motoristas e pedestres.
Comentários: