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Câmara aprova proibição de caminhões em vias de Palotina

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A Câmara de Vereadores de Palotina aprovou em segundo e último turno, o Projeto de Lei nº 050/2025, de autoria do vereador Hederson Giacomini (Republicanos), que proíbe o estacionamento de veículos de carga pesada nas vias locais do município. A proposta visa melhorar a trafegabilidade em ruas de bairros com estrutura estreita, mas já enfrenta críticas por parte de caminhoneiros que alegam não ter onde estacionar seus veículos.

Na justificativa, o vereador explicou que a maioria das vias locais de Palotina possui 15 metros de largura, considerando calçadas e faixas de estacionamento. No entanto, a área destinada ao tráfego de veículos é de apenas 5,60 metros, o que dificulta a circulação, especialmente quando há caminhões estacionados nos dois lados da via. Segundo ele, a iniciativa surgiu após solicitação de moradores que enfrentam problemas constantes com a obstrução das vias. “O estacionamento desses veículos dificulta o trânsito em vias estreitas e reduz a visibilidade para os carros de passeio. A proposta busca regulamentar a situação e garantir mais segurança e fluidez no trânsito”, justificou o vereador.

A nova legislação proíbe, mesmo que descarregados, o estacionamento de caminhão toco, truck, com reboque ou semirreboque, carreta, prancha, guincho ou guindaste em vias classificadas como locais, conforme a Lei Complementar 160/2019. Ficam isentos da proibição os veículos de entrega durante o serviço de carga e descarga, desde que mantenham o pisca-alerta ligado.

O descumprimento da norma configura infração de trânsito, sujeita às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. A lei entra em vigor na data de sua publicação. Apesar da aprovação, o projeto gerou insatisfação entre motoristas de caminhão, que expressaram críticas em grupos de WhatsApp. Muitos afirmam que não há espaço adequado no município para estacionar veículos de grande porte e que a medida os deixa sem alternativas. Com a lei aprovada, caberá agora à Prefeitura regulamentar sua aplicação e, eventualmente, discutir soluções para atender à demanda dos profissionais afetados pela nova norma.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
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João de barro

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João de barro

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