CULTURA FM 90.1

(44) 3649-5266

Brasil

Aprovado projeto relatado por Dilceu Sperafico que garante direito de propriedade no campo

Aprovado projeto relatado por Dilceu Sperafico que garante direito de propriedade no campo

Aprovado projeto relatado por Dilceu Sperafico que garante direito de propriedade no campo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O deputado federal Dilceu Sperafico (União Progressista–PR) foi o relator do Projeto de Lei nº 2.908/2023, de autoria do deputado Lúcio Mosquini (MDB–RO), que estabelece, de forma expressa, que o simples interesse da Administração Pública não pode limitar o direito de propriedade. O projeto foi aprovado na manhã desta quarta-feira (22) pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Social da Câmara dos Deputados.

Em seu parecer, Sperafico defendeu a proposta como essencial para garantir segurança jurídica aos produtores rurais e promover o desenvolvimento do país. “Temos presenciado uma série de atos de órgãos da administração que ocasionam restrições ao exercício do direito de posse e propriedade sem o cumprimento do devido processo legal e sem a devida indenização”, afirmou.

O parlamentar destacou que, em alguns casos, medidas administrativas, como a publicação de estudos antropológicos pela Funai, têm servido para impedir a emissão da Declaração de Reconhecimento de Limites, restringindo o direito de propriedade antes mesmo de qualquer decisão judicial ou indenização. “Na verdade, esse é um exemplo claro de um absurdo que fere o direito de propriedade, o contraditório e a ampla defesa, prejudicando em demasia o produtor rural brasileiro”, criticou.

Sperafico reforçou a importância de assegurar que os produtores possam continuar plantando, colhendo, acessando crédito e utilizando suas terras até que haja uma decisão final e legal sobre a posse. “Não podemos permitir que administradores, muitas vezes ideológicos, saiam a distribuir áreas que pertencem a terceiros”, alertou.

Para o deputado, o projeto representa um avanço importante para garantir a estabilidade no campo. “O Brasil precisa de paz e segurança no meio rural, de garantia das devidas condições de produção de alimentos e geração de renda, para que possamos cada vez mais nos estabelecer como potência mundial na seara agrícola”, concluiu Dilceu Sperafico.

Tramitação

O projeto agora segue para análise da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais e, em seguida, será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), em caráter conclusivo. Sendo aprovado nessas duas comissões, o texto segue para tramitação no Senado Federal.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:
João de barro

Publicado por:

João de barro

Veja também

Olá! Seja bem-vindo a Cultura FM 90.1!